Candidato – Formas de ser levantado

 

Em nossa igreja não existe uma escola ou um padrão de discipulado para se levantar um Candidato a Obreiro;
Esse é um dos motivos de nossas igrejas terem alguns Obreiros mal formados, sem caráter, caloteiro, mundano, encrenqueiro, prostituto, fofoqueiro, e outros eiros ruins de tudo e sem qualidade que mais tarde sairão e colocarão a igreja na justiça.
A maioria não teve educação básica, outros pouquíssimo conhecimento Bíblico, Teológico ou de Fé Cristã.Um recadinho. Não é por que você ouviu falar que existem pastores que não fizeram a 4ª série, que você vai afirmar que Deus vai ter dar a mesma unção ou oportunidade.
Voltando ao nosso assunto. Para alguns, o trabalho como Obreiro se resume apenas em:
Trabalhar no culto segurando a sacola de oferta;
Ungindo as pessoas e expulsando demônios (exorcismo);
Na porta da igreja recebendo as pessoas (quando recebe); ou,
Do lado de fora da igreja com outros obreiros batendo papo. Isso sem se falar de outros assuntos que não deve ser discutido agora.
Ser Obreiro é muito mais que tudo isso escrito até agora. Ser Obreiro é… nas próximas aulas você vai descobrir.
Eu já vi diversas “pessoas” sendo levantados a Obreiro, fora do Padrão ou da normalidade que se espera: Evangelista/Jovem > Candidato > Colaborador > Obreiro. Não atribuo ao Espírito Santo.
O Candidato pode ser levantado pelo Espírito Santo através de um Bispo, Pastor ou através de um Padrinho/Amigo/Parente Pastor ou Bispo (que é o mesmo que ser levantado pela carne). Exemplos:
1 – Levantado pelo Espírito Santo – O Candidato escolhido é levantado sem que alguém tenha algo contra sua vida dentro, ou algo fora da igreja que manche sua conduta. Sua vida deve ser impecável diante dos homens e também diante de Deus. Quando digo “diante dos homens” me refiro a família, parentes, vizinhos e colegas de trabalho. Nos dias de hoje não se vasculha a vida do candidato como na época em que fui levantado. Bom se ainda fosse assim, mas amém, que cada um mostre caráter de Deus fora e dentro da Igreja.
2 – Levantado pela Carne – É o mesmo que ser levantado pela amizade pastoral (amigo ou parente), por política ou partidarismo, ou sem orientação (sem escola de candidatos) por conhecer de vista, saber que evangeliza ou sem a aprovação do Corpo de Obreiros presentes pra dar o “aval”, sim ou não.
Conheci obreiros que sofriam por que o Pai Pastor levantou seu próprio filho. Isso tirava o crédito do filho já que o mesmo não fazia parte de grupo de nenhuma igreja, não evangelizava ou algo parecido com que faz os diversos grupos evangelísticos na igreja.
Já presenciei uma adolescente de 14 anos, em 1990/91 ser levantada a obreira sem participar de nenhum grupo evangelístico e sem cursar as aulas para candidatos… Sua mãe era amiga do Bispo da Igreja. Foi na minha igreja. A jovem mais nova a ser levantada.
Isso me trouxe um espanto, pois fiquei 1 ano como candidato e ela foi levantada sem nem ter aulas comigo. Bom… desapareceu da Obra anos depois.
Algumas vezes o candidato é levantado direto do Grupo Jovem ou do Grupo de Evangelização. Não aconselho. O membro do Grupo Jovem ou Evangelização tem que primeiro se candidatar e passar pelo Curso de Formação de Obreiros e também ser aprovado pelos Líderes de Grupo a qual pertence.
Bom, creio que todos já sabem o que acontece quando existe na igreja Obreiros da Carne, não é? Bom… só problemas. Depois eles criam um perfil no orkut, facebook, pra falar mal da IURD e a vida dele vai ficar amarrada até o dia em que ele pedir perdão. Mas isso é uma outra história.
E aí? Como você quer ser levantado? Pela Carne ou Pelo Espírito?
Obr. Alexandre Fernandes
Cristão da Universal
Anúncios

3 comentários em “Candidato – Formas de ser levantado

  1. MUITO FORTE…POIS FUI LEVANTADA A OBR POR AMIZADE SEM PREPARO NENHUM….COM O TEMPO SAIR D OBR,SOFRIR MUITO NO MUNDO,MAIS GRACAS A DEUS VOLTEI.TO D CANDITA,MAIS DESSA VEZ,VAI SER O PROPIO DEUS .EU CREIO,SE ME PERMITIR ENVIO MEU TESTEMUNHO…NA FÉ.

Deixe seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s